sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Manchas ou mudança de cor das unhas podem indicar problemas de saúde. Saiba mais

As unhas costumam receber bastante atenção das mulheres, principalmente por conta dos esmaltes. O que muita gente ignora é que além de um ícone de estilo, elas também podem ser o indicativo de que algo não vai bem no seu organismo. “É fácil porque está à vista, ao alcance do olhar. Elas podem dar sinais quando há alguma doença sistêmica”, explica a dermatologista Cláudia Sá. A especialista conta em que sinais ficar de olho:
Manchas ou mudança de cor das unhas podem indicar problemas de saúde. Saiba mais
Manchinhas brancas
Em algum momento você já deve ter percebido um pontinho branco nas suas unhas, e muitos mitos cercam essa mancha. A verdade é que ela não deve ser um motivo de preocupação, e raramente, ao contrário do que se diz, é sinal de falta de alguma vitamina. “Geralmente ocorre pela retirada excessiva da cutícula, essas manchinhas pontuais acontecem quando há um trauma por conta do alicate”, indica. Quando acompanhada de ressecamento e unhas quebradiças, aí sim pode ser um alerta. “Se fica frágil demais, pode ser sinal de doença da tiroide ou deficiência de ferro”, completa.
Pontos pretos
Manchas pretas, bem escuras, são muito preocupantes e, caso as encontre, é preciso ir imediatamente ao médico. "Pode ser melanoma. Qualquer mancha pretona que aparece nas unhas, às vezes sem sintomas como dor, é um indicativo do câncer, que é agressivo", adverte a dermatologista. 
Mudança de coloração
O que realmente é alarmante, deve ser percebido e comunicado ao médico para a investigação do motivo, é mudança de coloração da unha completa, quando ela ocorre em todos os dedos e não passa em alguns dias. “O interessante é observar o que surge abruptamente e permanece”, alerta.
Unhas avermelhadas
Muitos fatores podem deixar as unhas vermelhas, desde um banho quente demais até uma micose. Se o sinal persiste depois do corpo recuperar a temperatura normal, então é hora consultar um clínico e fazer alguns exames. “Pode ser por uso de medicamentos, mas também de outras doenças, como de circulação ou de inflamações internas. Ficou vermelha tem sim que ir ao médico”, indica.
Unhas azuladas
Sabe aquela impressão de arroxeado que ocorre quando está frio demais? Se você se aquece e o azulado não sai, é preciso ficar atenta: “O azulado nas unhas e pontas dos dedos pode indicar síndrome de Raynaud (constrição de pequenas artérias no corpo), doenças que afetam os vasos sanguíneos, como a artrite reumatoide e o lúpus. Quando existe uma má oxigenação do sangue isso deixa as unhas e dedos roxos”, adverte. Problemas pulmonares também não são descartados, já que a dificuldade de levar oxigênio às células podem resultar em dedos azuis.
Esbranquiçadas
Unhas brancas e fracas podem aparecer quando existe um problema de fígado, embora não seja o mais comum. “O que ocorre mais é uma micose nas unhas, que dá essas características”, diz Cláudia.
Amarelamento
Quem fuma costuma ter as unhas com tonalidade amarela nas pontas. Se esse não é o seu caso, também é necessário procurar um dermatologista, já que é um sinal de micoses e bactérias. 

Postar um comentário