quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Italiano acredita na possibilidade de transplante de cabeças humanas

Até agora só aconteceu na ficção científica ou nos filmes de terror, mas um cirurgião italiano afirma que já é possível realizar um transplante de cabeça em um humano. De acordo com o Dr. Sergio Canavero, do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, o atual estágio de desenvolvimento na engenharia de células nervosas permite, teoricamente, fundir os filamentos da espinha dorsal.
Isso significa que seria possível transplantar uma cabeça inteira, como em “Frankenstein”. O “Metro” revela que, de acordo com cálculos de Canavero, seria preciso cem cirurgiões em uma operação de aproximadamente 36 horas, que custaria o equivalente a R$ 30 milhões.
Experimentos nesse sentido foram realizados com animais no passado, mas sem muito sucesso, já que não existia a tecnologia para reconectar os nervos da espinha dorsal. No estudo publicado pela revista científica “Surgical Neurology International”, o italiano defende a viabilidade teórica do procedimento, mas afirma que ainda seria algo extremamente complicado, por causa do tempo limitado em que o cérebro sobrevive sem um constante fluxo de sangue e oxigênio.
Reprodução

Postar um comentário