1. Colingo (www.colingo.com) - O site é ideal para quem quer aprender inglês com americanos nativos. As aulas acontecem através do Hangout (videoconferência do Google), que ajuda a praticar a fala e compreensão auditiva. Para quem não tiver um microfone, for tímido ou quiser apenas ouvir, é possível ainda assistir a transmissão ao vivo das aulas ou acompanhá-las depois pelo YouTube. Para acessar a plataforma é preciso ter cadastro no Facebook e as aulas acontecem por meio de convites dos administradores
2. Bussu (www.busuu.com) - No site, as pessoas podem criar o próprio perfil ou fazer o login via Facebook. É possível aprender até 12 idiomas como alemão, francês, espanhol. São 18 milhões de pessoas cadastradas na plataforma. Há recursos como vocabulários, diálogos, gravador de voz, podcasts e revisão. O acesso à conta básica é gratuito e o novo usuário tem à disposição sete dias para usar os serviços premium, depois disso, o premium passa a ser pago.
3. Forvo (www.forvo.com) - É considerado um dos maiores guias de pronúncias do mundo. A plataforma é perfeita para quem tem curiosidade de saber como se pronuncia uma determinada palavra. Além disso, pode ajudar outros usuários gravando pronúncias de seu próprio idioma. Há diferentes línguas como russo e tártaro (língua falada por mais de 5 milhões de pessoas na República do Tartaristão, na Rússia). Há 300 mil pessoas cadastradas e na plataforma é possível ainda saber quantos usuários estão online.
4. Weblínguas (www.weblinguas.com.br) - Neste site brasileiro, os usuários podem aprender até quatro línguas diferentes: português, inglês, espanhol e francês. Na plataforma, é possível estudar a partir de textos que trabalham situações do cotidiano como o café da manhã, a hora almoço, uma hospedagem no hotel, entre outras. Além disso, os estudantes podem aprender como pronunciar as palavras, realizar testes e acompanhar o rendimento de suas aulas.
5. TV5 Monde (www.tv5.org/TV5Site/enseigner-apprendre-francais/accueil_apprendre.php) -A página da TV5 Monde tem aulas, testes, vídeos, quizzes e espaço para interação. Além de ter dicionário da língua francesa, o site é rico em exercicíos com expressões idiomáticas e questões gramaticais. Seu único problema é não ter versão em português, o usuário tem que ter conhecimentos básicos do francês.
6. Your Language Exchance - (www.mylanguageexchange.com) - Este site permite que estudantes se conectem diretamente com outros usuários nativos para aprender um novo idioma. O diferencial desta plataforma é que reúne outros recursos como dicionários, planos de aulas e recursos em áudio. Há também jogo de palavras em cada língua, para que os estudantes aprendam expressões formando palavras. São cerca de 1 milhão de membros cadastrados em 133 países, falantes de 115 línguas distintas.
7. The Mixxer (www.language-exchanges.org) - Esta plataforma também conecta estudantes com usuários de outras partes do mundo. Nele, a interação acontece via Skype e o objetivo é que se tornem tanto alunos quanto professores de sua própria língua. Para acessar à conta, é preciso criar um perfil simples, marcar o idioma de origem e selecionar a língua que quer aprender e ter a sorte de encontrar alguém online querendo conversar.
8. Memrise (www.memrise.com) - A plataforma é voltada a pessoas que já têm algum conhecimento em um determinado idioma e querem ampliar o vocabulário. São 220 línguas disponíveis. É também considerada ideal para os professores que querem desenvolver, a longo prazo, a aprendizagem de seus alunos, pois o site oferece recursos em que os alunos podem aprender o idioma, por exemplo, a partir da cultura geral com imagens ou músicas de um país específico. O estudante também pode acompanhar o rendimentos dos cursos que realiza.
9. BBC Languages (www.bbc.co.uk/languages) - A plataforma oferece uma área exclusiva com inúmeros recursos como vídeos, áudios, textos, vocabulário, pronunciação, gramática e testes. É possível aprender até 40 línguas como os tradicionais inglês e espanhol até mesmo polonês.
10. Italki (www.italki.com) - Dá para aprender uma língua estrangeira ou melhorar seus conhecimentos de um idioma com o auxílio de um tutor, que pode ser de qualquer país - você é quem escolhe o perfil mais adequado. No "intercâmbio linguístico", é a sua vez de ser professor em português para outros estudantes.
Postar um comentário